“É a vitória de várias lutas”, diz ele, que protagonizou o filme Colegas

Breno Viola foi o primeiro judoca faixa-preta com Síndrome de Down a vencer o mundial (Foto: Reprodução)

Inscrito no programa público de condutores do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Breno Viola, que é ator, judoca e ativista do Movimento Down, vai transportá-la nesta terça-feira (31), no Recife. “É a vitória de várias lutas”, conta ele, que ficou muito emocionado ao receber a notícia.

Breno ficou famoso em todo o Brasil ao participar, em 2012, do bem-sucedido filme Colegas, sobre trio de adolescentes portadores da síndrome de Down que dedice embarcar num roadie movie. Ele também participou do quadro “Qual é a diferença?”, do Fantástico, ao lado de Drauzio Varella.

O atleta rubro-negro conquistou a medalha de prata na 14ª edição do Days of Sport as Integration and International Judo Meeting, uma das mais tradicionais competições do Judô para Todos, neste mês. O torneio foi realizado em Ravena, na Itália. Vale lembrar que Breno também é o primeiro judoca faixa preta com síndrome de Down a ser campeão mundial.

 

Fonte: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/bruno-astuto/noticia/2016/05/ativista-do-movimento-down-judoca-breno-viola-conduzira-tocha-olimpica.html